quinta-feira, 24 de dezembro de 2009
Encerramento do ano letivo
Foi um ano cheio de atividades, de passeios, de histórias infantis, de brincadeiras, de faz-de-conta, de jogos, de festas e muita diversão, e também de aquisição de conhecimentos adquiridos, na interlocução na língua de sinais. Enfim, muitas coisas, como deve ser em turma com esta faixa etária de 04 a 05 anos.
Em 2010, volto com novidades para socializar mais assuntos a quem se interessar por este blog.
sexta-feira, 13 de novembro de 2009
A História "Os Três Porquinhos"
As crianças divertiram-se com os personagens, dramtizando a história para os alunos da escola do turno da tarde que foram prestigiar.
Essa história teve uma adaptação no enredo, feita pela estagiária surda do magistério da escola, onde um dos porquinhos, o casa de material, é surdo. No final da história, o lobo acaba ficando amigo dos porquinhos e vem aprender LS.
Preparando o cenário para a história
segunda-feira, 9 de novembro de 2009
domingo, 11 de outubro de 2009
Artefatos culturais numa perspectiva surda
Este livro foi produzido pela professora Melânia de Melo Casarin, juntamente com o professor de Desenho Industrial – Programação Visual, André Krusser Dalmazzo, e do acadêmico de Desenho Industrial, Ricardo Antunes Machado, Sonia Messershimid, Gabriel Coser. O livro surgiu do projeto Mão Livre, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), onde há o desenvolvimento de pesquisas na área da produção de livros bilíngües.
Esse livro promove acesso ao folclore gaúcho e resgate dos aspectos da cultura guarani, povo indígena, natural do nosso estado. Além disso, tem a preocupação de promover o letramento das comunidades surdas e o conhecimento da cultura do estado, através desse livro bilíngüe, que traz o texto em língua de sinais e língua portuguesa, um artefato cultural na língua dos surdos.
sábado, 3 de outubro de 2009
terça-feira, 29 de setembro de 2009
Apresentação do Pôster no evento
sábado, 26 de setembro de 2009
O Conto de Histórias Infantis
Na escola, a proposta educacional é a abordagem bilíngue, onde a primeira língua é a Língua de Sinais.
A história infantil no contexto de Educação Infantil é contada em Língua de Sinais pelo educador surdo.
Após conhecer a história, os alunos fazem o reconto, que é um momento importante de relembrar a história, de organizar o pensamento e assim em momento lúdico, de interação com o educador surdo, com a professora bilíngue e com seus pares de mesma idade, favorece a aquisição natural da Língua de Sinais e a construção da identidade surda.
Na sequência são propostas diversas vivências, como o jogo dramático e outras expressões artísticas.
Algumas vivências
sexta-feira, 25 de setembro de 2009
Dia Nacional do Surdo
Praça Saldanha Marinho
Centro de Santa Maria
Encontro da comunidade surda, professores, educadores surdos, pais e amigos.
Haverá várias apresentações artísticas e culturais!
Esta data merece comemoração!